sábado, 19 de setembro de 2009

Laplace: Contribuições para mecânica


Pierre Simon Laplace nasceu na Normandia, França em 1749 e morreu em 5 de março de 1827 em Paris, e foi educado na escola militar em Beaumont. Foi matemático, astrônomo, e físico. A maior contribuição científica de Laplace foi a aplicação da lei universal de gravitação de Newton ao movimento dos planetas. Ele também desenvolveu uma precoce teoria cosmológica sobre a origem do sistema solar. Laplace escreveu para Triaté de Céleste Méchanique (Tratado em Mecânica Celeste), publicado em cinco volumes de 1799 a 1825, e para Exposition de Syteme de Monde (Explicação do Sistema Mundial) em 1796. Fez estudos muito importantes em áreas tão diversas como a astronomia, cálculo das probabilidades, calorimetria, capilaridade, acústica, dilatação dos corpos, electricidade.
Em 1773, com 24 anos, foi eleito para a Academia das Ciências. Desenvolveu actividades políticas com Napoleão, de quem foi Ministro do Interior e, mais tarde, serviu os Bourbons, que lhe deram o título de Marquês em 1817. Outro cargo político que desempenhou foi de Vice-Presidente do Senado em 1803.

Em 1793 é de opinião que a luz é constituída por corpúsculos.
Fez estudos, em colaboração com Biot, entre 1802 e 1816, sobre a velocidade de propagação do som, cujos resultados se verificaram muito próximos dos obtidos experimentalmente em 1822 por Gay-Lussac e J.J. Welter.
Em 1804 foi efectuada a primeira ascenção científica em balão por Gay-Lussac e Biot, por instigação de Laplace, tendo medido a composição do ar a 6500 metros de altitude. Concluíram que as proporções de azoto e de oxigénio do ar são as mesmas que no solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário