sábado, 20 de junho de 2009

A história da estrutura atômica

Desde a Grécia Antiga, o conhecimento do átomo já era válido, mas apenas admitiam que toda e qualquer matéria seria formada por minúsculas partículas indivisíveis. Do grego, a palavra átomo significa indivisível.

Estrutura atômica de Dalton

Em 1803, o cientista inglês John Dalton conseguiu comprovar por meios científicos que o átomo realmente existia. Assim seria chamada a teoria atômica clássica da matéria. Nesse mesmo ano, Dalton propôs a teoria do modelo atômico, que seria a esfera maciça, indivisível, impenetrável e sem carga (como uma bola de bilhar), átomos que representassem as mesmas propriedades constituiriam um elemento químico.
Em 1810, em sua obra "New System of Chemical Philosophy " havia testes que comprovavam suas obervações, dizem que átomos são indivisíveis e indestruríveis, existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza, Reunindo átomos iguais ou diferentes nas variadas proporções, podemos formar todas as matérias do universo conhecidos.
Foi Dalton quem deu um grande passo para outras estruturas atômicas, como o de Thomson, Rutherford e Böhr.


A famosa estrutura atômica de Dalton seria como uma bola de bilhar (maciça, indivisível, impenetrável e sem carga).


Estrutura atômica de Thomson

73 anos após a descoberta do modelo atômico de Dalton, o cientista inglês Joseph J. Thomson realizou experimentos em tubos de raios catódicos mergulhados na água, no qual foram estudadas cargas elétricas. Depois do experimento, Thomsom sugeriu que essas cargas eléticas estariam mergulhadas em cargas positivas, originando a estrutura denominada de "pudim de passas".



















Um exemplo do modelo atômico de Thomsom, conhecido como pudim de passas.




Rutherford


Já em 1911, o cientista neozelandês Ernest Rutherford através de testes radioativos, descobriu que o átomo não seria uma estrutura maciça e sim que havia m núcleo atômico e em sua volta camadas que seriam as eletrosferas. Ou seja, dentro seria positivo (prótons) e fora negativo (elétrons).

Em sua experiênica, Rutherford bombardeou lâminas de ouro com partículas alfa. Assim observou que a maioria das partículas atravessou a lâmina, mas poucos desviavam ou voltavam. O modelo atômico de Rutherford ficou conhecido como "modelo planetário".




O nome da estrutura atômica foi dada de "modelo planetário" pelo fato se ser parecido com o sistema solar. O sol, que seria o núcleo no centro, e em sua volta os planetas (elétrons) em sua volta na elestrosfera.




Nenhum comentário:

Postar um comentário