domingo, 22 de novembro de 2009

Karl Landsteiner: descoberta dos grupos sanguíneos

Karl Landsteiner foi agraciado com o Nobel de Fisiologia/Medicia de 1930, pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema A B O , e foi descobridor do fator Rh.




Jogo dos Grupos Sanguíneos: http://nobelprize.org/educational_games/medicine/landsteiner/index.html

Aristóteles: Geometria de posição


Mulheres na Química




Obs:Para melhor entendimento, comece pelo homem no canto inferior esquerdo.


Bom, na vida real não é bem assim, aqui veremos umas das mulheres mais célebres na Química:

Marie Curie

Cientista Francesa de origem Polonesa.foi a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel, um de Física e outro de Química. Em 1911 ganhou o prêmio Nobel de Química por descobrir os elementos químicos polônio e rádio.Também foi ela, junto com seu marido, Pierre Curie que inventaram os termos radioativo e radioatividade.Foi nomeada Diretriz do Laboratório Curie no Instituto do Radium, da Universidade de Paris. Participou também da conferência de Solvay, junto com Albert Einstein.

















Foto oficial do Nobel, junto com sua assinatura.














Marie Curie em seu laboratório no Instituto de Rádio na França


















Marie e sua filha Irene no laboratório do Instituto de Rádio na França.

Irène Joliot-Curie

Filha de Marie Curie e Pierre Curie,recebeu Nobel de Química em 1935 p

ela descoberta do Nêutron e a radioatividade artificial.No ano seguinte de seu Nobel,obteve o cargo de subsecretária de estado para a Investigação

Científica na França.






Irene na premiação do Prêmio Nobel em Estocolmo em 10 de dezembro de 1935 com James Chadwick, Frédéric Joliot e Hans Spemann da esquerda para a direita.

















Irene e Einstein juntos.



Ada Yonath

Israelense nascida em 1939,dedicou sua vida a estudos sobre a estrutura e funcionamento do ribossomos,junto com Thomas Steitz e Venkatraman Ramakrishnan ganhará o Prêmio Nobel de Química no dia 8 de dezembro de 2009.







Ada Yonath preparando cristais congelados no European Synchrotron Radiation Facility (ESRF) na França.







Ada Yonath com um equipamento de difração de raio-x




Descartes: conceito de quantidade de movimento e polêmica com Leibniz sobre o assunto


Durante algum tempo a medida do efeito de uma força sobre um corpo, isto é, a sua "quantidade de movimento", foi objeto de polêmica. Para o matemático e filósofo francês René du Perron Descartes (1596-1650), em seu livro Princípios de Filosofia, publicado em 1644, a "quantidade de movimento" de um corpo é obtida multiplicando-se a sua massa (m ) por sua velocidade (v ), isto é: mv . Dizia, ainda, o criador da Geometria Analítica que, na ação mútua entre corpos, essa "quantidade de movimento", hoje denominada de momentum, é apenas transferida de um corpo para outro, pois o momento total do Universo é conservado, já que ele fora criado por DEUS. Por outro lado, o matemático e filósofo alemão Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716), na Acta Eruditorum Lipsiensium, de 1686, afirmou que a "quantidade de movimento" de um corpo é calculada pelo produto de sua massa m pelo quadrado de sua velocidade (mv2), a qual denominou de vis viva ("força-viva").

Armas Químicas

Clique na imagem para melhor visualização.

Sarin: desenvolvido pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, ocorre vômito, sudorese, dificuldade respiratória, náuseas, dores de cabeça, fraqueza e espasmos musculares. A morte ocorre através do ataque ao sistema muscular, ou seja, o doente perde a capacidade de sustentar funções básicas, como a respiração ou batimentos cardíacos.

Agente Mostarda: foi usado em alguns ataques na Primeira Guerra Mundial, com resultados horrendos (quase 100 mil mortos, 2 milhões de feridos e incapacitados).É muito fácil de ser fabricado e de dispersar-se em um alvo com densidade populacional alta (pontos de concentração de tropas, cidades.)Sintomas: provoca a necrose do citoplasma das células, resultando em inflamação dos olhos, vermelhidão da pele e posterior formação de bolhas,inflamação e ulceração dos tecidos do nariz, garganta, traquéia, brônquios e pulmões. O efeito é lento, e os primeiros sintomas ocorrem entre 2 a 24 horas após a exposição

VX:Feitos pelos estadunidenses em 1958,causa náusea, vômito, diarréia, espasmos musculares, sudorese (suor excessivo), dificuldades respiratórias, tremores, convulsões e morte.



sábado, 19 de setembro de 2009

Arrhenius, Lewis, Nerst e van der Waals: substâncias e ligações


Arrhenius

Trabalhando na Universidade de Upsala Arrhenius realizou numerosas experiências com a passagem de corrente elétrica através de solução aquosa, e formulou a hipótese de que algumas substâncias continham partículas carregadas, os íons.

Nerst

Desenvolveu o chamado "teorema do calor", segundo o qual a entropia de uma matéria tende a anular-se quando sua temperatura se aproxima do zero absoluto, constituindo a terceira lei da termodinâmica.

Lewis

Introduziu novos conceitos em termodinâmica e propôs o nome "fóton" para o quantum da radiação luminosa (1926). Seus trabalhos de maior repercussão na química foram aqueles em que deu explicações mais adequadas para as ligações químicas em compostos orgânicos: compartilhamento de um par de elétrons por dois átomos (1916)

Van der Waals

As forças que atuam entre as moléculas de um gás são denominadas forças de van der Waals. Em virtude desse trabalho, Johannes van der Waals foi agraciado com o Nobel de Física de 1910.

Triângulo - Pitágoras de Samos




O triângulo de Pitágoras consiste em um triângulo retângulo, ou seja, um de seus lados forma um ângulo reto. Com isso, deu-se um dos teoremas mais famosos, o Teorema de Pitágoras, onde a soma dos catetos ao quadrado, é a hipotenusa ao quadrado. E como o nome já diz, criado pelo grego Pitágoras de Samos.


(h)² = (c)² + (c)²








Laplace: Contribuições para mecânica


Pierre Simon Laplace nasceu na Normandia, França em 1749 e morreu em 5 de março de 1827 em Paris, e foi educado na escola militar em Beaumont. Foi matemático, astrônomo, e físico. A maior contribuição científica de Laplace foi a aplicação da lei universal de gravitação de Newton ao movimento dos planetas. Ele também desenvolveu uma precoce teoria cosmológica sobre a origem do sistema solar. Laplace escreveu para Triaté de Céleste Méchanique (Tratado em Mecânica Celeste), publicado em cinco volumes de 1799 a 1825, e para Exposition de Syteme de Monde (Explicação do Sistema Mundial) em 1796. Fez estudos muito importantes em áreas tão diversas como a astronomia, cálculo das probabilidades, calorimetria, capilaridade, acústica, dilatação dos corpos, electricidade.
Em 1773, com 24 anos, foi eleito para a Academia das Ciências. Desenvolveu actividades políticas com Napoleão, de quem foi Ministro do Interior e, mais tarde, serviu os Bourbons, que lhe deram o título de Marquês em 1817. Outro cargo político que desempenhou foi de Vice-Presidente do Senado em 1803.

Em 1793 é de opinião que a luz é constituída por corpúsculos.
Fez estudos, em colaboração com Biot, entre 1802 e 1816, sobre a velocidade de propagação do som, cujos resultados se verificaram muito próximos dos obtidos experimentalmente em 1822 por Gay-Lussac e J.J. Welter.
Em 1804 foi efectuada a primeira ascenção científica em balão por Gay-Lussac e Biot, por instigação de Laplace, tendo medido a composição do ar a 6500 metros de altitude. Concluíram que as proporções de azoto e de oxigénio do ar são as mesmas que no solo.

Gregor Mendel: Princípios da hereditariedade


As leis da hereditariedade que revolucionaram a Biologia e tornaram-se a base da Genética Moderna foram descobertas por um monge austríaco, Gregor Mendel.
Os experimentos mais famosos de Mendel foram realizados com ervilhas de jardim, no monastério onde vivia. Foi a partir dessas experiências que ele estabeleceu as leis que hoje levam seu nome: Mendel realizou centenas de cruzamentos entre plantas de características diferentes, porém da mesma espécie, anotando os resultados e observando que certas características das plantas resultantes de sucessivos cruzamentos predominavam em proporção constante.


Ele provou que, ao contrário de outros organismos que se reproduzem sexualmente, as plantas das ervilhas produzem sua prole por meio da união de gametas – células reprodutivas, ou seja, espermatozóides no homem e óvulos na mulher. Embora a questão da hereditariedade seja bem mais complicada do que o cruzamento de ervilhas, Mendel descobriu um princípio genético fundamental: a existência de características como as cores das flores que, segundo ele, é devida a um par de unidades elementares de hereditariedade, hoje conhecidas como genes.

domingo, 21 de junho de 2009

Gometria Analítica: René Descartes

Descarte, chamado de o fundador da filosofia moderna e o pai da matemática moderna, é considerado um dos pensadores mais influentes da história humana.Nasceu em La Haye, a cerca de 300 quilômetros de Paris. Seu pai, Joachim Descartes, advogado e juiz, possuíam terras e o título de escudeiro, além de ser conselheiro no Parlamento de Rennes, na Bretanha.


O interesse de Descartes pela matemática surgiu cedo na escola do mais alto padrão, dirigida por jesuítas, na qual ingressara aos oito anos de idade. Mas por uma razão muito especial e que já revelava seus pendores filosóficos: a certeza que as demonstrações ou justificativas matemáticas proporcionam.. Durante os quase nove anos que serviu em vários exércitos, não se sabe de nenhuma proeza militar realizada por Descartes. É que as batalhas que ocupavam seus pensamentos e seus sonhos travavam-se no campo da ciência e da filosofia. A Geometria analítica de Descartes apareceu em 1637 no pequeno texto chamado A Geometria como um dos três apêndices do Discurso do método, obra considerada o marco inicial da filosofia moderna. Nela, em resumo, Descartes defende o método matemático como modelo para a aquisição de conhecimentos em todos os campos. Descartes foi o pai da geometria analítica, começou seus estudos com retas.














Chama-se Sistema de Coordenadas no plano cartesiano ou espaço cartesiano ou plano cartesiano um esquema reticulado necessário para especificar pontos num determinado "espaço" com n dimensões. Cartesiano é um adjetivo que se refere ao matemático francês e filósofo Descartes que, entre outras coisas, desenvolveu uma síntese da álgebra com a geometria euclidiana. Os seus trabalhos permitiram o desenvolvimento de áreas científicas como a geometria analítica, o cálculo e a cartografia.

sábado, 20 de junho de 2009

A história da estrutura atômica

Desde a Grécia Antiga, o conhecimento do átomo já era válido, mas apenas admitiam que toda e qualquer matéria seria formada por minúsculas partículas indivisíveis. Do grego, a palavra átomo significa indivisível.

Estrutura atômica de Dalton

Em 1803, o cientista inglês John Dalton conseguiu comprovar por meios científicos que o átomo realmente existia. Assim seria chamada a teoria atômica clássica da matéria. Nesse mesmo ano, Dalton propôs a teoria do modelo atômico, que seria a esfera maciça, indivisível, impenetrável e sem carga (como uma bola de bilhar), átomos que representassem as mesmas propriedades constituiriam um elemento químico.
Em 1810, em sua obra "New System of Chemical Philosophy " havia testes que comprovavam suas obervações, dizem que átomos são indivisíveis e indestruríveis, existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza, Reunindo átomos iguais ou diferentes nas variadas proporções, podemos formar todas as matérias do universo conhecidos.
Foi Dalton quem deu um grande passo para outras estruturas atômicas, como o de Thomson, Rutherford e Böhr.


A famosa estrutura atômica de Dalton seria como uma bola de bilhar (maciça, indivisível, impenetrável e sem carga).


Estrutura atômica de Thomson

73 anos após a descoberta do modelo atômico de Dalton, o cientista inglês Joseph J. Thomson realizou experimentos em tubos de raios catódicos mergulhados na água, no qual foram estudadas cargas elétricas. Depois do experimento, Thomsom sugeriu que essas cargas eléticas estariam mergulhadas em cargas positivas, originando a estrutura denominada de "pudim de passas".



















Um exemplo do modelo atômico de Thomsom, conhecido como pudim de passas.




Rutherford


Já em 1911, o cientista neozelandês Ernest Rutherford através de testes radioativos, descobriu que o átomo não seria uma estrutura maciça e sim que havia m núcleo atômico e em sua volta camadas que seriam as eletrosferas. Ou seja, dentro seria positivo (prótons) e fora negativo (elétrons).

Em sua experiênica, Rutherford bombardeou lâminas de ouro com partículas alfa. Assim observou que a maioria das partículas atravessou a lâmina, mas poucos desviavam ou voltavam. O modelo atômico de Rutherford ficou conhecido como "modelo planetário".




O nome da estrutura atômica foi dada de "modelo planetário" pelo fato se ser parecido com o sistema solar. O sol, que seria o núcleo no centro, e em sua volta os planetas (elétrons) em sua volta na elestrosfera.




Isaac Newton: Dinâmica

Do grego dynamike, significa forte. É a parte da física que estuda a relação entre força e movimento.
Seu principal estudioso foi Isaac Newton, que criou seus fundamentos:


Inércia



O princípio fundamental da inércia estabelece que um ponto material isolado permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.
Força é a causa que produz num corpo variação de velocidade e,portanto aceleração.A unidade de força é N (newton)
Inércia é a propriedade da matéria de resistir a qualquer variação em sua velocidade.
Um corpo em repouso tende, por inércia,a permanecer em repouso.Quando em movimento retilíneo uniforme,tem a tendência natural de manter constante sua velocidade.






Image Hosted by ImageShack.us




Dinâmica

O princípio fundamental da Dinâmica estabelece que a resultante das forças aplicadas a um ponto material é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida: F=m.a
Aceleração da gravidade g é a aceleração de um corpo em movimento sob a ação exclusiva de seu peso:P= m.g






Ação e reação


O princípio da ação e reação é que um corpo A exerce uma força Fa em outro corpo B,este também exerce em A uma força FB tanto que FA= -FBportanto FA e FB têm a mesma intensidade,mesma direção e sentidos opostos.


Stanley Miller: Como a vida na Terra se iniciou

Stanley Miller, comprovou cientificamente que a hipótese heterotrófica era verdadeira. A base da vida consistia vapor d'água, amônia, hidrogênio, metano, altas temperaturas e descargas elétricas, assim, os aminoácidos teriam se formado na atmosfera primitiva. Estes aminoácidos formavam proteínas, depois os coacervados e assim sucessivamente, dando origens a plantas e animais.

 /